domingo, 27 de maio de 2007

Mapa de Anatomia: O Olho

Mapa de anatomia: o olho

Cecília Meireles

O Olho é uma espécio de globo,
é um pequeno planeta
com pinturas do lado de fora.
Muitas pinturas:
azuis, verdes, amarelas.
É um globobrilhante:
parece cristal,
é como um aquário com plantas
finamente desenhadas: algas, sargaços,
miniaturas marinhas, areias, rochas, naufrágios e peixes de ouro.

Mas por dentro há outras pinturas,
que não se vêem:
umas são imagens do mundo,
outras são invetadas.

O Olho é um teatro por dentro.
E às vezes, sejam atores, sejam cenas,
e às vezes, sejam imagens, sejam ausências,
formam, no Olho, lágrimas.

Um comentário:

Lê. Andro disse...

Os atores do meu olho estão ensaiando um sorriso... logo estréiam e me convidam a assitir o espetáculo. Poderei levar convidados. Levo os doces ou os amargos? Os azedos levarei? Por ora os salgados entrarão? Esses gostos em meus olhos quero todos, diversos, entrarão. Dilato minha pupila e aconchego o mundo. Não entendo muito de imagens, então me explica a vida que a matéria percebida mora dentro de mim e fazê-la em alegria é só o momento de viver a ralidade de certo jeito. Amanhã tudo pode ser diferente... cabe o improviso. Olho: qual será a próxima estréia? Peço, só, só não quero que seja de terror...