quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Campeão ou não, tu és minha paixão

Corinthians 100 anos de história. Um time chegar a 100 anos já é um feito. Não há obrigação de nada mais do que em qualquer outro ano, além de comemorarmos ainda mais o prazer e significado de sermos Corinthianos.
O Corinthians tem uma história peculiar, foi um time formado por trabalhadores, tanto como dirigentes quanto jogadores e torcedores. Sua fundação, e mais ainda, seu desenvolvimento, foi, e ainda é, uma afronta às classes dominantes. O Corinthians foi usado politicamente em benefício da ditadura militar e nasce a Gaviões para se contrapor a isso. A torcida cresce no período da fila de 23 anos sem título. Somos o time do povo literalmente. E isto incomoda! Quando surge a possibilidade da construção de um estádio Corinthiano na periferia da cidade de São Paulo, vemos críticas de moral burguesa e preconceituosas, não contra os corinthianos, mas contra os pobres (que em sua maioria são corinthianos).

Acontece que nos último período o Corinthians que sempre foi um time do povo, representando por existir a luta de classes ante a ideologia dominante, passou a usar dos ideais desta ideologia para poder superá-la. Nosso erro. Acabamos em negociatas, politicagens, endividamento do clube, enriquecimento de alguns.

No Corinthians não importa ser campeão a todo custo, importa ser campeão pelos nossos esforços, raça. Se não formos continuaremos em luta.

O Corinthians faz 100 anos e isto já é importante demais. Se ganharmos o campeonato fazemos mais festa, senão continuaremos em festa e luta para colocar o Corinthians, de novo, nos trilhos de sua história.
"Ser Corinthiano é ir além de ser ou não ser o primeiro, ser Corinthiano é ser também um pouco mais brasileiro"

Vai Corinthians!

Um comentário:

Van. disse...

Sou corinthiana a pouco tempo, mais ou menos 5 anos, não sei exatamente com isso se deu, não tenho um momento exato pra contar qdo me tornei, na verdade foi uma aproximação lenta, difícil de assumir. Mas é essa essência de que você fala que me encantou, os torcedores que fazem a festa, que choram feito criança quando perdem algo que queriam muito e que também têm o brilho mais lindo nos olhos, também remetendo ao estado em que as crianças ficam qdo ganham o que mais queriam...
Tampouco entendo muito de futebol, o que me encanta é a força que esse time tem, o que me encanta é ser o time, muito além de torcer por ele.
A propósito, o nome do seu blog não poderia ser melhor sendo de um corinthiano.