sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Sobre método e a Universidade

Desde fevereiro deste ano voltei a estudar na universidade, comecei novamente o curso de pedagogia. Durante o tempo que não estava nos estudos formais, estudei muito!!! Tive a sorte de participar de bons cursos e de conhecer gente muito inteligente.
Acontece que estamos lendo no curso de pedagogia, neste semestre, Vygotsky e Wallon e estes caras se dizem materialista e dialéticos. Isto quer dizer que é uma forma diferente de estruturar o pensamento e assim analisar a realidade. Nosso pensamento esta estruturado de forma idealista e formal, por conta de nossa sociedade baseada em valores burgueses.
Assim fica que para ler estes autores, e muitos outros, é preciso entender como se constrói seu pensamento.
Nas aulas que tenho fui perguntando para os companheiros se sabiam o que era materialismo dialético. Ninguém sabia.
Fica a pergunta, como posso, numa universidade que se diz de qualidade e etc, entender estes caras se não sei nem que existe outras possibilidades de se estruturar o pensamento. As pessoas tem dificuldade de entender o que estes autores dizem, e não sabem que é uma outra estrutura. Seria muito melhor se conseguíssemos estudar na universidade, deveria ser matéria obrigatória do primeiro semestre.
A casa do saber, por ser representativa dos conhecimentos da classe dominante, esta também exercendo sua função na luta de classes, limitando as possibilidades de construção de conhecimento.
Pra quem gostaria de estudar método, procurem pelo Luis Escape, do núcleo 13 de maio de educação popular.

Nenhum comentário: